SAI DA FRENTE... QUE ATRÁS VEM GENTE

quarta-feira, junho 07, 2006

CAFÉ COM PASTEL DE FEIJÃO
Costumo lanchar esta receita.
Mas, tanto me sabe bem o lanche como a pergunta: o que me leva a comer um pastel de feijão e não uma sandes? Será o gosto pessoal? Também. Contudo, só a preferência pessoal não é suficiente. A resposta a esta pergunta pode ser preenchida com variantes subjectivas, inter-subjectivas ou objectivas. A pergunta, ela sim, é o importante, porque nos remete a outras perguntas, ou, melhor, a uma questão. Se o pastel de feijão, a bola de Berlim, a sandes, ou, mesmo, o café estão disponíveis no mercado, se o preço é semelhante, e, a preferência individual não é marcante, qual a invariante da acção humana que influi na decisão? Posta a questão desta forma, as razões económicas da escolha do produto a consumir não são relevantes na decisão, mas sim, as estruturas sociais que impulsionam a pessoa a consumir um lanche, na hora “certa”, no espaço X, e com os produtos Y. Será o pastel de feijão consumido tão numerosamente na Malveira, onde existem as famosas trouxas? Não sei. Não adiantarei, aqui e agora, as variáveis e factores das estruturas sociais que levam à escolha pastel de feijão. Este texto serve, apenas?, para reflectir sobre o actual esquecimento genético por parte da dita ciência económica, que resulta da imagem: a sociedade existe naturalmente e o resto é dinheiro ou crescimento económico. A mediocridade é tanta, no seio dos pensadores desta área, que descuram a existência de estruturas sociais, de raízes históricas, que fundamentam e tornam consequente a actividade das escolhas económicas. Pensar esta questão é, invariavelmente, construir um ser humano centrado na sua humanidade e não só nas suas escolhas.

3 Comments:

  • Eu sou um leitor assiduo deste blog e comento quando acho q tenho q comentar, mas nunca me identifico, pq sou daqueles q gosto de falar mal (ou bem) mas na sombra. Gosto muito dos comentários da lua (q n faz parte da massa associativa do blog)e gosto muitas vezes dos comentários do Ricardo, mas acho q n há necessidade de irem por este caminho no blog. As pessoas mais burras como eu precisam de entender o q vocês querem dizer, o mundo precisa de menos intelectuais e mais pessoas activas por isso acho q o NAS devia escolher a sandes e o ricardo o pastel de feijão. Não nos chateem com estes textos inter-subjectivos por favor...

    By Anonymous Anónimo, at 19/6/06 4:10 da tarde  

  • concordo com tudo o q disseste, mesmo achando q o meu comentário n seja agrassivo mas sim critico, como tudo o q se passa neste blog... aceito a resposta mas acho q deviam pensar mais um pouco nos outros q lêem os posts, se querem ser intelectuais e discutir os problemas do mundo entre os dois de maneira q mais ninguem entenda acho q deviam criar outro blog p o efeito, e acho q mais pensam como eu pois n há mais nenhum comentário a este post... deve querer dizer alguma coisa... abraços e continuem a postar (de preferência de uma maneira mais facil de perceber, como já nos tem habituado)... abraços

    By Anonymous Anónimo, at 22/6/06 5:47 da tarde  

  • Já vi muita forma de invejar quem tem capacidades, mas esta de se dotar do anonimato para dizer bem de si própria e rebaixar os outros é nova no meu entendimento. acho que este post é muito pertinente e não tem nada de intelectual, eu entendi e não sou intelectual, por isso deixe de ser falsa e debata as verdadeiras questões, como esta, ou então vá cozer meias para casa... Realmente não deves ter nada de intelectual, mas sim de normal, de norma de o que todo mundo tem e em nada fez avançar isto...

    By Anonymous Anónimo, at 10/7/06 2:04 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home